Inspirados pelos exemplos de Jesus, um grupo de amigos começa um trabalho despretensioso, mas que dá frutos até hoje.
Em 1985, um grupo chamado José de Aguiar realizava eventos e destinava os valores arrecadados para entidades sociais que necessitassem de recursos financeiros para manutenção de suas atividades. Esses eventos eram sempre organizados nas residências de seus integrantes que, para a sustentação da fé, começaram a estudar e realizar o Evangelho no lar.
O fortalecimento desse grupo sempre se deu pela prática da caridade e pela ajuda ao próximo.
A vontade de praticar o bem era muito grande e, certa noite, no momento em que era realizado o Evangelho no lar, ouviu-se palmas no portão. Alguém levantou-se e foi verificar quem chamava aquela hora da noite. Tratava-se de uma pessoa que, com muita dificuldade para se comunicar, solicitava ajuda de todo tipo: roupas, trabalho e até um banho.
Surgiram inúmeras dúvidas de como ajudá-lo, contudo, naquele momento, o grupo não tinha estrutura. Desta forma, procuraram ajuda na Paróquia do bairro do Limão, onde o padre se dispôs a encaminhá-lo a uma instituição da Igreja.
Mas, no dia determinado para o encaminhamento, aquele homem não apareceu e nunca mais voltou.
Jesus tinha sido bem claro, um porto seguro precisava ser construído. E assim decidiu-se preparar um local para atender a quem necessitasse.
Em 30 de julho de 1989, na pauta da 1.a reunião discutiu-se qual seria o nome da casa. Surgiram: Casa do Caminho, Mansão do Caminho, Lar do Caminho, Casa da Fraternidade e Luz Divina. Ocorreu uma votação e o nome eleito foi Abrigo do Caminho.
Em 19 de setembro de 1989, uma casa foi alugada e o Abrigo começou as suas atividades. No início eram fornecidas cestas básicas, palestras evangélicas e inclusive, atendimento de crianças em meio período, uma espécie de creche, que não foi mantida por falta de recursos.
Hoje o Centro Espírita Abrigo do Caminho atende as pessoas com alimentos, lanches para moradores de rua, roupas e acolhimento espiritual, dentre tantos outros apoios. Muitas dificuldades surgiram, mas nenhuma foi capaz de destruir o sonho de servir ao próximo. Com o tempo, os trabalhos sociais foram expandidos e dentre muitos, o mais recente é a Oficina do Enxoval para recém-nascidos.
Os recursos que mantém as atividades são provenientes dos eventos, das doações e do bazar mensal. Porém, o mais importante é contar com você sempre, com sua ajuda e com a sua presença, pois esta casa é um abrigo no nosso caminho.
Ajude-nos a ajudar!